Aprenda a economizar na decoração sem perder na qualidade
Sem muito dinheiro parece bem mais complicado decorar os ambientes da casa e deixar todos os cômodos em harmonia e com estilo. Porém, é importante usar a criatividade para trazer alternativas que deixem sua casa de cara nova sem desequilibrar o orçamento no final do mês. Pensando nisso, a arquiteta Jô Depassier, da Creatio Arquitetos, traz algumas idéias para ajudar a conseguir os melhores resultados com um orçamento reduzido.
Móveis - A primeira dica são os móveis, que podem ser pré-fabricados, diminuindo consideravelmente os gastos pelo fato de muitas vezes não serem envernizados ou por utilizarem materiais plásticos na confecção. Normalmente esse tipo de móvel é feito com materiais e acabamentos menos sofisticados, o que não é sinônimo de má qualidade. Depois é só usar um pouco de criatividade e habilidade manual para dar alguns retoques e um acabamento mais detalhado.
Pisos - Hoje o mercado está repleto de opções que substituem com grande êxito e baixo custo os materiais tradicionais, como o piso de cortiça, que imita muito bem a madeira. A cortiça, além de tudo, é um excelente isolante que pode ser pintado e envernizado depois de colocado. Se o objetivo é trabalhar com um orçamento reduzido, evite materiais como o mármore ou a madeira, pois eles encarecem consideravelmente o custo final.
Objetos - Uma maneira de poupar dinheiro é aproveitar todos os objetos que você já tem em casa. Para suprir a compra de quadros caros, é possível recorrer a fotos, diplomas ou quebra-cabeças. Além disso, você pode substituir as estátuas por troféus ou criar seus próprios enfeites botânicos, com flores e folhas que combinem com o estilo do ambiente.
Espaço - Para quem mora em apartamento pequeno e pensa ser missão impossível criar um pequeno jardim ou mini horta, engana-se. Com uma boa dose de criatividade e arrojo, é possível criar espaços para o cultivo de temperos e plantas pequenas. “Uma antiga escrivaninha, após uma boa limpeza, lixas, tintas e pequenos reparos nas gavetas, pode passar a instalar pequenas hortas”, explica a arquiteta.
O primeiro passo para decorar a casa sem gastar muito é fazer um planejamento, separando o dinheiro que será gasto e direcionando o valor que será investido em cada cômodo, objeto ou acessório.
Para a arquiteta, vale a pena economizar na compra de cortinas ou lâmpadas para investir nos sofás, nas camas e nos materiais do banheiro. Restaurar e reformar são também ótimas opções para deixar tudo com uma cara nova.
Jô desmistifica, dizendo que recorrer às lojas de segunda mão não representa um resultado estético ruim.
|