Infovia
Praia Grande foi pioneira no Brasil a instalar a Infovia, uma interligação em fibra ótica de todas as repartições públicas municipais, o que resultou em mais de 300 Km de cabos instalados pelas principais ruas e avenidas da cidade. Com essa rede, também foi possível a instalação de mais de 1200 câmeras de vídeo ao longo dos locais de maior movimento da cidade, bem como em prédios públicos e monumentos. Toda a cidade é monitorada, através dessas câmeras, por uma central, diretamente interligada com a Guarda Municipal e a Polícia Militar. Com isso, os índices de ocorrências policiais cairam cerca de 60%, e o de depredações em equipamentos públicos municipais, em 40%.
Hoje, Praia Grande é a cidade com o maior número de câmeras de vigilância das américas, e a segunda do mundo, perdendo apenas para a cidade de Londres, na Grã-Bretanha. Há a previsão de instalação, nos próximos 2 anos (a partir de 2007), de mais 900 câmeras, ultrapassando, assim até mesmo Londres na quantidade de câmeras instaladas.
Além do monitoramento, a Infovia permite o acesso de dados a qualquer unidade de instituições públicas municipais, em tempo real. Isto facilita, por exemplo, o atendimento médico, pois, antes mesmo de o paciente realizar a primeira consulta, o médico já terá acesso a todo o histórico de todos os atendimentos deste paciente na rede municipal de saúde, inclusive por quais médicos de quais especialidades já houve consultas, exames realizados, medicamentos receitados, alergias, e tudo o mais que do histórico fizer parte.
|