Confira algumas dicas para compra segura do primeiro imovel
Quem está planejando adquirir o primeiro imóvel deve redobrar a atenção no processo de compra para assegurar um bom negócio. Buscando orientá-lo, selecionamos algumas dicas que garantem a sua segurança e tranqüilidade na hora de fechar o contrato.
Imóvel na Planta costuma ser a melhor opção
Comprar um imóvel na planta, em geral, é a melhor opção para quem pode esperar alguns meses para receber as chaves. Quanto mais próximo do lançamento for a compra, mais vantajosas são as condições de pagamento e maior a chance de escolher o melhor andar e posição do apartamento.
Quem opta por financiar um apartamento pronto precisa organizar previamente o orçamento familiar para conseguir acumular o valor da entrada (cerca de 20% a 40% do valor do imóvel) e o pagamento das prestações do financiamento. Já quem compra imóvel em construção, pode parcelar esta entrada durante a obra, dividindo o valor em prestações sem juros.
Já quem pretende adquirir um imóvel usado, além das dificuldades maiores para se obter um financiamento, deve levar em conta o custo da reforma. Outro detalhe é que nem sempre é possível adaptar o imóvel às necessidades contemporâneas, como as instalações hidráulicas e elétricas de baixa capacidade, número reduzido de vagas na garagem e distribuição inadequada dos ambientes. Estes exemplos de problemas em imóveis mais antigos, geralmente não podem ser resolvidos nem com obras no apartamento.
Leia o Memorial Descritivo do Imóvel
O apartamento decorado é um recurso utilizado para que o comprador viva a experiência de estar pronto para o uso do imóvel. Para conseguir este efeito, arquitetos e decoradores preparam os ambientes, planejando-os com materiais e mobiliários apropriados para criar o cenário da residência. Esta é, sem dúvida, uma facilidade para o comprador, que assim pode conhecer melhor o imóvel.
É comum que no apartamento decorado sejam utilizados materiais com padrão superior àqueles que serão entregues ao comprador. Por exemplo, em alguns casos é colocado granito onde será entregue piso cerâmico, ou são substituídas as louças e metais por modelos mais sofisticados. Por isso, é preciso verificar com atenção o memorial descritivo para conhecer o que realmente será entregue pela construtora.
O memorial descritivo traz todas as informações do apartamento, inclusive os materiais que serão usados no acabamento do imóvel. Em alguns empreendimentos, os clientes são chamados durante a obra para escolher opções de kits de acabamento superiores ao padrão previsto, sendo cobrado o valor adicional conforme os itens escolhidos.
Avalie o que realmente tem valor para você
A nova tendência é que os empreendimentos venham com áreas de lazer expandidas e itens diversos como lan-house, garage band, sala de estética, pista de skate, sala de sppining, pista de bicicross, entre outros. Muitos destes itens acabam não sendo utilizados, mas é importante lembrar que eles oneram o valor do condomínio e o total a ser pago pelo imóvel.
É recomendável evitar itens que se tornem supérfluos ao longo do tempo, fazendo com que o valor do condomínio não esteja de acordo com a metragem do apartamento e sua localização. Por isso, pesquise para adquirir um imóvel que realmente atinja suas necessidades, mas evite excessos.
Analise o valor do metro quadrado
Diversos itens influenciam o valor do metro quadrado do imóvel, fazendo com que o preço varie muito em um mesmo único bairro. Durante a pesquisa, preste atenção nos fatores que valorizam o m_ dos imóveis: o acesso facilitado a serviços, comércio e transporte público, a qualidade dos materiais de acabamento do imóvel, a qualidade das áreas comuns do edifício e a disposição de vagas na garagem, o projeto do apartamento e os serviços de pós-venda oferecidos pela incorporadora.
Ao escolher o imóvel, deve-se também observar a segurança, tranqüilidade, infra-estrutura urbana e potencial de valorização da região, o que deve ser uma preocupação, principalmente para quem pretende investir no imóvel para revendê-lo com lucro mais tarde.
Investigue a Construtora
Fique atento aos certificados e solidez da construtora responsável pela obra de seu novo imóvel. Não apenas pelo tempo de experiência em empreendimentos imobiliários, mas por sua credibilidade, idoneidade, tradição no segmento residencial e o compromisso com que entrega as obras na data prevista.
Pense também no compromisso que a construtora tem com seus compradores. O fato de possuir estrutura própria, permanente e com profissionais especializados para assistência técnica e atendimento ao cliente, garante agilidade e qualidade nos serviços de pós-venda, como resolução de dúvidas e eventuais problemas.
Entenda alguns termos
- Acabamento: Arremate final da estrutura e dos ambientes da casa, feito com os diversos revestimentos de pisos, paredes, louças, metais e portas.
- Área Privativa: Área sobre a qual o proprietário possui total domínio, de forma particular. É composta pela superfície limitada da linha que contorna externamente as paredes das dependências de uso privativo e exclusivo do proprietário.
- Área Total: É a soma das áreas comuns do condomínio com área privativa dos apartamentos.
- Habite-se: Documento emitido pela prefeitura do município com a aprovação final de uma obra. Somente após a emissão desta espécie de certidão de nascimento do edifício, o comprador recebe as chaves do imóvel.
- Incorporador: È a empresa responsável por organizar e coordenar a construção, a venda e a entrega do imóvel.
- Memorial descritivo: Descrição de todas as características de um projeto arquitetônico, especificando os materiais que serão necessários à obra, da fundação ao acabamento.
|